quinta-feira, 10 de outubro de 2013

TUINA - Dor cronica no pescoço – Cervicalgia


Geralmente, a dor crónica no pescoço se dá devido à inflamação dos tecido moles do pescoço (musculatura, membranas sinoviais, ligamentos, etc) e vem sempre acompanhada de calcificações (bicos de papagaio) na região cervical, da degeneração das vértebras cervicais, desenvolvendo alterações patológicas.

 As causas externas devem-se a trauma que não são tratados a tempo ou a agressão de factor perversos externos, tais como vento frio ou humidade. Esta patologia ocorre com mais frequência em pessoas de meia-idade, idosas e pessoas que no trabalho, estudo e afazeres domésticos adoptam posturas erradas, mantendo a cervical em flexão durante muito tempo.
Se a patologia é leve, tem-se a sensação de peso e de dor, a crise vem e desaparece, a movimentação sofre limitação, limitação essa que não é muito perceptível, os sintomas melhoram com o movimento e agravam á noite ao dormir e de manha ao levantar.
Se a patologia é grave, as dores são lancinantes, o pescoço fica rígido, o movimento difícil e diminuição da amplitude e movimentação do pescoço. Podem também surgir dores e adormecimento no pescoço, na região da omoplata e ombros e membros superiores. Alguns pacientes apresentam também desordens tais como dores de cabeça, tontura, visão turva, zumbidos, dores de dentes e insónia.

Tratamento
O tratamento realizado com TUINA, é técnica que permite ter normalmente sucesso quase imediato. Para isso são usadas técnicas de pressão e mobilização de tendões músculos e articulações. Normalmente o tratamento dura 30m.

Tratamento para aliviar os sintomas
Pressionar os pontos da figura 1 durante 2 minutos para libertar os músculos do pescoço nas zonas de inserção. Empurrar e pressionar os pontos dolorosos do pescoço (fig.2). Empurrar e mobilizar os ligamentos junto das áreas dolorosas (fig.3)
Este pequeno tratamento funciona para o alivio momentâneo da dor e da rigidez do pescoço, no entanto aconselha-se a um tratamento mais aprofundado no especialista.



Sem comentários:

Enviar um comentário