quinta-feira, 10 de outubro de 2013

MASSAS, TUMORES E CANCRO - UMA VISÃO ORIENTAL


Para que possamos compreender melhor a visão oriental do Cancro, partimos do princípio de que toda a formação de “massas” no nosso corpo é considerada FLEUMA.
A FLEUMA é produto de uma disfunção do Baço-Pâncreas. Quando o Baço-Pâncreas por algum motivo fica enfraquecido, ele falha na sua função de “Remover a Humidade Interna”.  A humidade interna que permanece presa no organismo, ao longo do tempo, deixa de ser fluida, tornando-se uma massa viscosa, a qual, damos o nome de FLEUMA.
São exemplos de FLEUMA no seus mais diversos graus: catarro, cistos sinoviais, miomas no útero, cistos no ovário, cálculos renais ou na vesícula, tumores benignos ou malignos, entre outros.

O importante neste caso é saber: O que enfraquece o Baço-Pâncreas?
1) Fatores Patogênicos Exteriores: O Baço é facilmente atacado pela humidade exterior. Ela pode invadir o corpo de diferentes maneiras, como circunstâncias ambientais ou hábitos de vida: morar em área ou casa húmida ou até mesmo usar roupas molhadas depois de nadar.
2) Tensão Emocional: perder-se em pensamentos, pensar no passado, e em casos extremos, ter pensamos obsessivos, preocupar-se em excesso, ficar triste e deprimido por longo período, frustração de longo prazo geram a estagnação da energia do Baço, que em longo prazo o fará entrar em deficiência.
3) Dieta:  Diz-se que o BP prefere alimentos mornos e secos. Um consumo excessivo de alimentos frios, crus e húmidos,  prejudica a função de transporte e transformação do Baço, causando problemas digestivos como humidade interior.
4) Doença Crónica:  Qualquer doença persistente tende a debilitar o Baço conduzir a uma deficiência da energia do mesmo.
5) Trabalho físico excessivo:  O Baço é responsável por manter a força muscular. Quando existe um abuso da actividade física o Baço fica sobrecarregado e acaba por se enfraquecer.
6) Perda grande de sangue: O Baço é responsável (juntamente com o coração) pela produção de sangue. Quando por algum motivo o indivíduo passa por uma grave perda de sangue, seja por cirurgia, ou menstruações intensas por muitos anos, ou qualquer outro motivo, o Baço irá se sobrecarregar para produzir o sangue perdido, e consequentemente entrará em um estado de deficiência.
7) Doenças que afectam o Pulmão:  Na Medicina Tradicional Chinesa,   diz-se que o Baço “é a mãe” do Pulmão, e que para se ter um Pulmão forte, o Baço precisa ser forte. Toda e qualquer doença que afecte o Baço, irá, em longo prazo, afectar o Pulmão e toda doença do Pulmão irá esvaziar a energia do Baço, enfraquecendo-o.
Tendo o conhecimento dos factores que enfraquecem o Baço, podemos supor que para prevenir o Cancro se resumiria em evitar os factores que causam deficiência deste órgão, evitando assim a formação de Fleuma.

Princípios terapêuticos na Medicina Tradicional Chinesa.
Se pensarmos que todos os tipos de tumor são considerados FLEUMA, e que a FLEUMA é um factor patogénico perfeitamente removível de nosso corpo, o tratamento do Cancro para Medicina Tradicional Chinesa estaria baseado em:
1) Remover a FLEUMA
2) Fortalecer o Baço Pâncreas e restabelecer sua função de remover a humidade Interna do Organismo, para que desta forma, a formação de Fleuma deixe de ser auto-permanente.

Além da Acupunctura, que seria essencial na remoção da Fleuma (que por ser factor patogénico é considerada uma doença de excesso), devemos também nos valer da utilização das Fitoterapia com ervas chinesas capazes de fortalecer o Baço, que possuindo uma doença crónica não ganhará energia suficiente apenas na utilização de agulhas.

** Necessário lembrar que a Acupunctura é capaz de melhorar doenças de excesso e doenças de deficiência de gravidade leve e mediana, porém, doenças de deficiência graves necessitam de ervas que possam nutrir os órgãos restabelecendo suas funções. Substâncias nutritivas não são encontradas nas pontas das agulhas.

Com isso, podemos concluir que:
- Se conseguirmos manter o Baço forte por toda uma vida, é possível evitar o Cancro e se o indivíduo já possuir a doença, é necessário remover a fleuma, fortalecer o Baço e reequilibrar os órgãos que foram afectados.

IMPORTANTE
O que parece sugerir destas palavras é a simplicidade do tratamento. Como doença grave e crónica que é, esta patologia deve ser encarada como de difícil tratamento pois a sua cronicidade é muito elevada (isto é, já esta instalada há muito tempo). Quanto maior for o tempo até ao inicio dos tratamentos menor são as possibilidades de sucesso.
Tenham uma boa vida

Miguel Garcia

Sem comentários:

Enviar um comentário